sábado, 28 de novembro de 2015

CARTA PARA ALGUÉM QUE IRÁ CRESCER


Sei que com pouca idade, ler essa mensagem não é a coisa mais interessante a fazer. Mas assim como em um filme, onde alguém viaja no tempo e volta ao passado para lhe contar sobre o futuro, tente me entender. 
Nós devemos ouvir nossas mães quando nos dizem para não fazer tal coisa, ou quando nos dizem " eu te avisei". Mas não porque elas sabem de tudo. Elas apenas ouviram de suas mães que ouviram de suas avós as mesmas palavras cada uma delas. Errar é a melhor maneira de aprender, porém nem todos aprendem. Aprender é para poucos, para pessoas que abrem suas mentes e se permitem entender a complexidade do orgulho e da aceitação. Mas retornando ao meu pensamento anterior, sua mãe quer que você não cometa os mesmos erros, ela não quer te xingar do mesmo modo que um dia foi xingada, e por isso ela repete essas palavras, com a esperança que você aprenda.
Por mais nojenta que uma comida seja durante sua infância, e que algumas você irá detestar durante toda sua vida. Você aprenderá com o tempo que nem tudo é como a gente gosta, e sim em como a gente necessita daquilo, e você irá comer mesmo que o gosto não lhe agrade.
Que as amizades verdadeiras se constroem com a inocência e sinceridade de uma criança. Não se esqueça disso ao tornar-se adulto. Se um dia algum amigo lhe chamar de "criança" ou dizer-lhe que é "infantil", não se magoe, na verdade é ele que amadureceu demais.
Você vivenciará dias maravilhosos de sol, ótimos para tomar banho de mangueira, não desperdice esses dias.  
Aproveite a escola como se não houvesse amanhã.
Um dia você irá pensar em como foi gostosa aquela dor de cair de bicicleta, que você berrou chorando enquanto passava mertiolate e você irá perceber que aquela dor nunca doeu tanto, quanto as coisas que você sentirá calado.
Que nenhum castigo é mais penoso que uma memória nostálgica de infância, onde você sente gostos e aromas ou aquela fisgada de saudade que bate forte no peito. Mas que não passam de memórias que não vão voltar. Já o castigo, acaba.
O tempo que você sempre quis que passasse rápido, para tornar-se um adulto, irá realizar o seu desejo, e um dia você reclamará por ser adulto.
Você que nesse exato momento está me lendo, espero que tenha lido com atenção todas as minhas palavras, pois mesmo você sendo tão novo por fora, precisa aprender que não são apenas suas pernas que irão crescer, mas o seu modo de ver a vida. E precisa compreender que a sua realidade AGORA é a realidade que, todos nós adultos, gostaríamos de vivenciar todos os anos de nossas vidas. Porque a maior verdade de todas é que todo adulto quis ser o Peter Pan. 
E aos atuais adultos, que também estão a ler minhas palavras, imagino que tenham passado pelo “castigo penoso das memórias nostálgicas” nesse momento. E com isso aprendido a importância de sua inocência e a importância da infância. Nós adultos não podemos voltar atrás, mas podemos buscar em nosso dia-a-dia a alegria e a felicidade das coisas simples, como um dia de sol brilhoso, e não nos deixarmos levar cem por cento pelo lado maduro. Frutos maduros de mais caem do pé e morrem.

Com carinho,
Uma eterna criança interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário